Porque deve otimizar o seu website para dispositivos móveis?

Autor
Belo Digital
Publicado a
Porque deve otimizar o seu website para dispositivos móveis?
Porque deve otimizar o seu website para dispositivos móveis?

Sabia que um website deve ser reformulado num intervalo de tempo de 2 a 3 anos? Tal permite-lhe manter uma presença online moderna, mas também resolver problemas que possam surgir. Um dos desafios que muitas empresas têm vindo a encarar é a falta de otimização para dispositivos móveis. Mas, afinal, qual a importância de fazer este investimento?

Primeiramente, é necessário compreender a diferença que existe entre mobile friendly e mobile optimization. O primeiro limita-se a reduzir o tamanho do website para que este caiba dentro do ecrã dos dispositivos móveis; já o segundo reformata-se por completo. Os botões tornam-se maiores e os conteúdos redimensionados, tendo sempre em conta o tamanho do ecrã, tudo para uma navegação e experiência do utilizador melhores. E é aqui que começam as razões para investir num website otimizado para dispositivos móveis.

Segundo o Statista, que analisa as vendas do comércio online a nível mundial, em 2021, há mais de 4 mil milhões de utilizadores na internet, sendo mais de 50% do tráfego efetuado a partir de dispositivos móveis. Os utilizadores esperam encontrar informação e navegar nos seus telemóveis da mesma forma que fariam nos seus computadores. Caso um website não lhes permita essa ação, o mais provável é que o abandonem e procurem um outro na concorrência, perdendo-se, assim, um potencial cliente.

Atualmente, ninguém gosta de esperar, e quanto mais rápido conseguirmos o que queremos, melhor. No que toca a websites, aplica-se o mesmo. Existe tanta informação na internet que, se um website não carregar em menos de 5 segundos, o utilizador certamente escolherá outro. Otimizá-lo para dispositivos móveis irá fazer com que a plataforma se torne mais rápida, aumentando o tempo médio de permanência de cada utilizador.

Quando o tempo despendido num website aumenta, a probabilidade de interação também, seja através da compra de produtos, respostas a Calls to Action ou até comentários. Todos estes fatores que compõem a otimização para dispositivos móveis ajudam a melhorar o SEO, e são tidos em conta pela Google para definir os rankings no seu motor de busca.

Recentemente, a Google introduziu alterações na forma como privilegia os websites que permitem uma melhor experiência do utilizador, os Core Web Vitals, que estão ligados ao mobile optimization. Cumprindo estes requisitos, a tendência para um website subir no ranking de pesquisas é grande, tendo mais chances de ser visto pelos utilizadores, ultrapassando a concorrência. Caso contrário, irá ocupar os últimos lugares nas páginas de pesquisa.

Otimizar os websites para dispositivos móveis é imperativo, pois não só ajuda a obter rankings mais altos nas pesquisas da Google, como a destacar-se da sua concorrência, proporcionando ao utilizador uma experiência melhor.

Precisa de otimizar o seu website para dispositivos móveis? Temos a equipa certa para ajudá-lo. Contacte-nos.

 

Subscreva a
nossa Newsletter