A importância do Marketing de influência nas vendas

Autor
Belo Digital
Publicado a
A importância do Marketing de influência nas vendas
A importância do Marketing de influência nas vendas

Com tanta concorrência no mercado, torna-se cada vez mais difícil fidelizar clientes. As marcas têm apostado em diferentes técnicas de marketing, no intuito de se aproximarem do seu público-alvo, para que este compre os seus produtos/serviços. Uma das técnicas que tem vindo a ganhar popularidade é o marketing de influência.

Mas o que é o marketing de influência?

Este é usado por diversas marcas, para se aproximarem do seu público-alvo. Para tal, investem em influenciadores, mais conhecidos por influencers, para produzirem conteúdos, expondo a marca e seus respetivos produtos/serviços. Frequentemente, os influencers têm uma grande base de seguidores, mas o marketing de influência pode ser feito tanto em grande escala, como em pequena.

O que são influencers?

São pessoas com poder de influência sobre uma audiência. Para obterem esse poder, produzem e publicam conteúdos de nicho nas redes sociais, com os quais o público se identifica, ganhando seguidores, credibilidade e poder de influência.

No marketing de influência, as empresas podem recorrer a diferentes tipos de influencers, alguns com milhões de seguidores, outros com algumas centenas, de modo a criarem uma ponte entre a marca e o público. O budget disponível ditará a categoria de influencer em que se poderá investir.

O mercado de influencers cresce em todos os nichos, seja na moda, culinária, jogos ou desporto, permitindo às marcas escolherem um influenciador que se enquadre com o que pretendem vender.

Por que deve investir em marketing de influência?

Apesar de existir há muitos anos, o marketing de influência ganhou importância acrescida com a ascensão das redes sociais. Estas trouxeram aos influencers uma maior proximidade com o seu público, dando-lhes maior credibilidade.

Com o aumento de influenciadores no mercado, torna-se muito mais fácil as empresas apostarem em marketing de influência em termos de budget. Se a marca tiver um pequeno orçamento, pode recorrer a micro ou médios influencers; se tiver um orçamento maior, poderá recorrer aos macro ou mega influencers. A menor dificuldade será a acessibilidade, a maior será qual influenciador escolher para obter um melhor retorno no investimento (ROI). Um retorno sobre o investimento superior a 25% é considerado um bom investimento. Mas, segundo o Influencer Marketing Hub, por cada dólar investido em marketing de influência a média de retorno é de 5.78 dólares, o que corresponde a 578% de retorno sobre o investimento.

Para além de um bom retorno sobre o investimento, o marketing de influência dispõe de mais um trunfo na manga. Ao investir num influenciador, a segmentação do público já estará feita, pois os seus seguidores têm interesse no nicho. Antes de fazer o investimento, deve ser feito um estudo sobre o interesse da audiência e o seu engajamento com o influencer, de modo a perceber se o investimento será eficaz.

Se necessita de apoio para encontrar o influencer ideal para a sua marca, a Belo Digital pode ajudá-lo! Contacte-nos.

 

Etiquetas: marketing

Subscreva a
nossa Newsletter