Influenciadores digitais: os impulsionadores de negócios

Autor
Belo Digital
Publicado a
Influenciadores digitais: os impulsionadores de negócios
Influenciadores digitais: os impulsionadores de negócios

As marcas sempre recorreram a celebridades para divulgar os seus produtos e serviços. Com a popularização da Internet e o crescimento das redes sociais, estas passaram lentamente a ser substituídas pelos youtubers, produtores de conteúdos e bloggers, mais conhecidos como influenciadores digitais.

Mas, afinal, o que faz um influenciador digital? Como o próprio nome indica, é uma pessoa com capacidade de influenciar uma grande audiência e gerar muito engajamento ao partilhar na Internet as suas opiniões sobre um determinado assunto, acabando por criar uma relação próxima com quem o segue, graças à autenticidade que transmite e à forma como aborda um produto. Quando um influenciador veste uma roupa ou calça uns sapatos, muitos consumidores acabam por querer fazer o mesmo, justamente por ser uma referência.

Normalmente, antes de efetuar uma compra, a maioria dos consumidores recorre às redes sociais para obter mais informações sobre o produto/serviço, o que mostra a importância de as marcas estarem no digital. De facto, estas podem colaborar com os influenciadores digitais de diferentes formas. Quer saber como?

Promoção de produtos
Muitas marcas enviam os produtos que querem divulgar aos influenciadores. Estes partilham uma foto ou um vídeo dos mesmos, para darem a conhecer as suas características ou até mesmo contando à sua audiência a sua experiência ao utilizá-los. Habitualmente, estas promoções costumam ser publicações pontuais e, na grande parte das vezes, pagas.

Hashtags
Estas contribuem para que os utilizadores encontrem mais facilmente conteúdos do seu interesse. As marcas podem criar as suas próprias hashtags para divulgarem os seus produtos/serviços, alcançando assim um maior número de pessoas.

Embaixadores de marca
Os influenciadores que se tornam embaixadores de uma marca são pagos para a promover, acabando por se envolverem com os objetivos gerais da empresa. Ao serem embaixadores, os produtores de conteúdos acabam por usufruir dos produtos da marca, participar em eventos, entre outros. Este tipo de parceria torna-se mais cara do que uma mera publicação nas redes sociais.

Campanhas
Ao envolver influenciadores, a probabilidade de uma campanha rapidamente se espalhar é bem maior, porque estes sabem como comunicar diretamente para um público. Além disso, muitos estão em contacto com outras pessoas do mesmo meio e, ao falarem entre si, acabam por recomendar marcas.

Antes de investir num influenciador, uma marca precisa de estudar as possibilidades do mercado e perceber em quem é que faz sentido apostar, tendo em conta vários aspetos: a reputação do influenciador; qual o segmento de mercado para o qual comunica; a sua capacidade de engajamento; o seu posicionamento face às causas defendidas pela marca, entre outros pormenores.

Fazer parcerias com influenciadores permite às marcas segmentar o seu mercado e comunicar diretamente com o seu nicho, potencializando a possibilidade de compra. Uma vez que os influenciadores criam relações de confiança com o seu público pela influência que exercem, tal permite que estas conquistem a confiança do consumidor e melhorem a sua credibilidade, porque confia na palavra do influenciador.

Normalmente, os produtores de conteúdo possuem muitos seguidores e, ao divulgarem um produto, possibilitam que as marcas alcancem um maior número de pessoas. Além disso, torna-se mais fácil mensurar os resultados da parceria e das campanhas, através de várias métricas, como o custo por clique.

Trabalhar com um influenciador digital é uma ótima forma de alavancar uma marca e alcançar novos objetivos. Geralmente, os influenciadores estão sempre dispostos a trabalhar com as marcas, bastando entrar em contacto com os mesmos e apresentar-lhes uma proposta.

Subscreva a
nossa Newsletter