6 KPI para avaliar o sucesso das suas campanhas

Autor
Belo Digital
Publicado a
6 KPI para avaliar o sucesso das suas campanhas
artigo_6_KPI_v2

O sucesso de uma estratégia de marketing digital depende muito dos indicadores que foram delimitados. Também conhecidos por KPI (Key Performance Indicator ou, em português, Indicador-Chave de Performance), estes indicadores são métricas que possibilitam uma melhor gestão e controle sobre a execução de uma campanha digital. Existem inúmeros KPI, mas selecionamos 6 que consideramos os principais.

  1. ROI

O Retorno sobre o Investimento (ROI) é um dos indicadores mais importantes do marketing, pois permite que as empresas avaliem o resultado dos investimentos que realizaram nos diferentes canais, ou seja, as perdas e os ganhos resultantes desses mesmos investimentos. Assim, torna-se mais fácil entender em que campanhas vale a pena investir e quais é que vale a pena otimizar.

Para calcular o ROI, recorre-se à fórmula seguinte:  ROI = (receita – custo) / custo.

Para entender melhor, imagine o seguinte exemplo: uma empresa ganhou 200 mil euros com uma campanha e teve um investimento (custo) inicial de 20 mil euros. Recorrendo à fórmula apresentada: ROI = (200 000 – 20 000) / 20 000, ou seja, ROI = 9. Isto significa que o Retorno sobre o Investimento foi nove vez maior do que o investimento inicial.

  1. Custo por lead

Um lead é um potencial cliente que tem interesse num produto/serviço de uma empresa. O custo por lead diz respeito às despesas necessárias para realizar uma campanha, de forma a chamar a atenção dos leads, o que permite que as empresas comparem estratégias e consigam definir as ferramentas mais adequadas.

Para calcular esta métrica, utiliza-se a fórmula: Custo por lead = investimento total da campanha / número de leads gerados.

  1. Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica utilizada para medir o número de pessoas que passaram de visitantes a clientes, ou seja, que se converteram, através do preenchimento de um formulário de newsletter, da realização de uma compra, entre outros.

A taxa de conversão mede-se através da fórmula: Taxa de conversão = (total de novos leads / total de visitas) * 100.

  1. Custo de aquisição por cliente (CAC)

Este KPI diz respeito ao investimento que uma empresa realiza para conseguir conquistar novos clientes. Por outras palavras, cada cliente que a marca consegue atrair representa um custo para a mesma. Este custo pode ser calculado através da fórmula:

Custo por aquisição por cliente = total de investimentos + número de clientes adquiridos.

Aqui, os investimentos podem ser desde salários e comissões até softwares e ferramentas necessários.

  1. Ticket médio

Este indicador permite perceber, em média, qual o valor médio de vendas por cada cliente, ou seja, quanto é que cada cliente gastou com os produtos/serviços da empresa. Além disso, possibilita que as empresas consigam estimar os resultados financeiros de uma próxima campanha ou ação.

O ticket médio obtém-se a partir de: receita / número de vendas.

  1. Receita de vendas (gerada pelo marketing digital)

Por último, mas não menos importante, a receita de vendas permite perceber o sucesso, em termos financeiros, de uma campanha ou ação feita pela empresa, calculando-se da seguinte forma: Receita de vendas (gerada pelo marketing digital) = receita total – receita das estratégias de marketing off-line.

Definir os KPI é um passo imprescindível para a realização de uma campanha digital, para que se possa melhorar os aspetos que não estão a correr tão bem e, assim, alcançar o sucesso com a campanha. Na Belo Digital, encontra uma equipa multidisciplinar pronta para o ajudar a criar uma campanha online e monitorizar os seus resultados. Quer saber como? Contacte-nos.

Subscreva a
nossa Newsletter