Branding, o segredo para uma marca de sucesso

Autor
Belo Digital
Publicado a
Branding, o segredo para uma marca de sucesso
Branding, o segredo para uma marca de sucesso

As marcas que investem em branding estão destinadas ao sucesso, isto porque, para além de estarem atentas a todos os detalhes, encontram-se numa busca constante para evoluírem. Bom exemplo disso é a Coca-Cola. Quando se pensa nesta marca, associamo-la de imediato não só ao seu logótipo encarnado, como também à felicidade, uma das emoções utilizada para aproximar-se dos consumidores e componente chave do seu branding.

O que é branding?

Este é um conceito muito vasto, mas, em termos simples, é a forma como os consumidores interpretam e se sentem em relação a uma determinada marca. Esta estratégia tem como objetivo dar motivos ao consumidor para escolher os seus produtos em vez dos da concorrência, sendo influenciado por diversos fatores, como marketing, publicidade, design, psicologia, gestão do negócio, entre outros.
Criar uma estratégia de branding não se resume à conceção de um logótipo ou slogan, mas a um trabalho contínuo no intuito de aumentar a confiança dos consumidores na marca. É necessário tempo e trabalho constante para que surjam os resultados esperados e se vejam todas as vantagens desta estratégia.

Aumenta a credibilidade

Uma marca com um branding cuidado consegue alcançar maior credibilidade perante os consumidores, pois é mais profissional, logo, a oportunidade de conversão em venda aumenta.

Ajuda a destacar uma marca em mercados saturados

Seja qual for o setor/área de negócio de uma marca, uma coisa é certa: mais tarde ou mais cedo, terá concorrência. Empresas com branding não ponderado terão dificuldade em prosperar no mercado. Já as mais aprimoradas demarcar-se-ão, graças ao reconhecimento da marca. As primeiras impressões, sem dúvida, que contam muito.

Cria uma conexão com os consumidores

Algumas marcas conseguem despertar emoções nos seus clientes, tornando-os leais ou até mesmo brand lovers.
Através do branding, são criadas conexões conscientes e inconscientes com os consumidores. Todas as decisões implementadas pela marca, desde a criação do logótipo à seleção da fonte, de jingles ao tom de voz, dos valores até mesmo as pessoas que a representam, contribuem para a construção da personalidade desta na mente do consumidor, potenciando a criação de valor para além do produto. Trata-se de quem a marca é, muito mais do que o produto.

Atrair o cliente ideal

Todas as marcas que reconhecem a importância do marketing têm um público-alvo definido. A forma como se comunica é definida em torno do mesmo. Com uma estratégia bem planeada, o branding ajuda as marcas a atrair o público-alvo.

Acrescenta valor ao negócio

Uma marca com um branding bem definido destaca-se de todas as outras, podendo cobrar mais pelos seus produtos. Enquanto algumas empresas conseguem praticar preços mais elevados, tendo por base o branding existente, outras conseguem um valor inferior por produtos semelhantes.

Todos os anos, surgem novas marcas no mercado, mas nem todas conseguem prosperar. Por isso, recorrer a uma estratégia de branding poderá fazer toda a diferença.
Necessita de ajuda nesta tarefa? Conte o conhecimento da nossa equipa para dar resposta a esta necessidade.

Subscreva a
nossa Newsletter