Como o TikTok pode dar um boost à notoriedade da sua marca?

Autor
Belo Digital
Publicado a
Como o TikTok pode dar um boost à notoriedade da sua marca?
Como o TikTok pode dar um boost à notoriedade da sua marca?

Quer tenha feito download da aplicação ou não, provavelmente já ouviu falar no TikTok. Há muito que as marcas investem em redes sociais para criarem notoriedade, mas alguns equívocos sobre esta aplicação geram receio em apostar na plataforma. Será que se deve aventurar neste meio? A resposta é sim!

Mas, afinal, o que é o TikTok?

Esta é uma rede social que permite aos seus utilizadores criarem vídeos curtos com músicas, filtros e outras funcionalidades. O conteúdo publicado é de grande variedade, desde vídeos sobre dança, moda, comédia, cozinha até conteúdo de aprendizagem.

Atualmente, o TikTok é a aplicação com mais downloads no mundo inteiro, com mais de 3 bilhões de transferências na App Store e Google Play, e mais de 700 milhões de utilizadores diários que passam, em média, 52 minutos por dia na aplicação.

Como funciona o TikTok

O TikTok usa uma estratégia completamente oposta, o que o torna inigualável. Ao entrarmos na aplicação, somos expostos a diversas recomendações de conteúdos aleatórios. Ao interagirmos com esses conteúdos, o algoritmo do TikTok capta os nossos gostos, começando a recomendar-nos conteúdos semelhantes, o que torna a nossa experiência na plataforma personalizada.

Deste modo, o nosso envolvimento com os conteúdos é maior em comparação com as outras redes sociais.
Segundo um estudo do Statista, as publicações dos influencers no TikTok alcançam em média 15.86% de interação. Já no Instagram, que tem o dobro de utilizadores, as interações não chegam aos 5%, segundo o HootSuite. As altas interações no TikTok tornam-no mais apetecível para as marcas.

Como anunciar no TikTok?

O TikTok veio revolucionar a forma como as marcas podem comunicar com o público. São vários os tipos de anúncios que podem ser feitos.

Os anúncios no feed são dos mais populares, pois assemelham-se muito ao conteúdo normal, passando despercebidos, o que faz com que atinjam taxas de cliques entre os 3% e os 16%, dependendo do tipo de conteúdo e do tipo de anúncio.

Qualquer pessoa/empresa consegue criar um desafio de hashtag de marca, usando conteúdo orgânico, mas através do TikTok For Business, uma ferramenta para criar anúncios ou desafios pagos, consegue um maior alcance. O #MBStarChallenge da Mercedes-Benz conseguiu mais de 800 milhões de visualizações, 73 mil participantes, 30 mil seguidores e um aumento na preferência da marca em cerca de 18.2%; já o #ChipotleLidFlip angariou mais de 300 milhões de visualizações.

Os desafios de marca criam páginas de “descoberta”, permitindo às marcas não só descreverem o desafio, mas também reencaminharem o público para páginas com os seus produtos, para outras redes sociais ou para o seu website.

Caso tenha um orçamento mais pequeno, pode optar pelo marketing de influência. Várias marcas apostam nesta categoria de anúncios através do TikTok Creator Marketplace. Nele, podem encontrar influencers, com o público-alvo que pretendem atingir. Para além de conseguirem alcançar muitos mais utilizadores e obter mais interações, os custos são 250% mais baixos, comparando com influencers do Instagram.

Se não tiver orçamento disponível para investir em anúncios no TikTok, não se preocupe. Pode participar em tendências, demonstrando que a sua marca é divertida e moderna, criando, assim, uma boa imagem.
Todas estas características têm vindo a tornar o TikTok no “sítio” ideal para qualquer marca ganhar exposição. Se pretende criar campanhas de publicidade nesta plataforma, a Belo Digital tem uma equipa experiente para ajudá-lo.

Contacte-nos.