Responsive Web Design

Autor
Belo Digital
Publicado a
Responsive Web Design
Responsive Web Design

Existe no mundo 1 bilião de utilizadores de smartphones; segundo um estudo da Morgan Stanley este número de utilizadores de smartphones cresce a uma taxa de 42% a nível global. A popularidade dos tablets está também a aumentar, a procura destes dispositivos ultrapassou já no passado ano de 2014 a procura de portáteis, com a venda de 175 milhões de unidades acima do número referente aos PC portáteis. Os números são da IDC.

 Tendo em conta a constante evolução tecnológica comprovada pelos números significativos presentes nos estudos efetuados, deixa de ser possível pensar num website com uma resolução adaptada apenas a computador uma vez que esta sugere uma má experiência ao utilizador que navega em dispositivos móveis. A solução seria então ter diferentes versões do website para um smartphone e um tablet. No entanto, estes dispositivos apresentam inúmeros tamanhos e como tal inúmeras resoluções diferentes tornando impossível a criação uma versão do website diferente para cada um deles, para além dos riscos de erros e potencial perda em termos de SEO que teriam se várias versões do mesmo website coexistissem. É aqui que entra o Responsive Design.

O Responsive Web Design, como próprio nome sugere é a capacidade de um website se adaptar aos mais variados tamanhos de ecrã.

Responsive-design

Esta técnica é conseguida através da utilização de layouts fluídos para que consigam facilmente adaptar-se a qualquer tamanho de ecrã, grelhas fluídas baseadas no conteúdo do site e utilização das @media queries que auxiliam também a adaptação aos diferentes tamanhos de ecrã que existem hoje em dia. Desta forma, o utilizador que viste o website num smartphone, num tabalet ou num pc, verá o site adaptar-se automaticamente ao tamanho do ecrã dos diferentes dispositivos.

O Google confirmou que para a área de SEO, o responsive design é o mais indicado sendo mais fácil para o motor de busca perceber que o website tem um layout que se adapta a qualquer ecrã do que entender que várias versões são todas do mesmo website e não conteúdo copiado.

 

Subscreva a
nossa Newsletter