8 Regras de usabilidade para Website

Autor
Belo Digital
Publicado a
8 Regras de usabilidade para Website
8 Regras de usabilidade para Website

A usabilidade é um fator muito importante num website, pois determina o sucesso ou o insucesso do mesmo perante os utilizadores.
A navegação num website deve ser pensada para que os utilizadores tenham acesso aos conteúdos de forma eficiente e eficaz. Uma má experiência de utilização pode fazer com que os utilizadores desistam de navegar no seu website, consultando os da concorrência.

Assim, é importante que um website seja desenvolvido de acordo com as regras específicas de usabilidade.

1. Conheça as necessidades dos utilizadores
A interface do website deverá ser idealizada tendo em consideração as reais necessidades dos utilizadores. Desta forma, efetuar análises de mercado que determinem os desejos e as tendências dos consumidores é um passo fundamental para apresentar conteúdos relevantes.

2. Seja simples, claro e direto
Evite elementos desnecessários. Mostre sempre o “máximo” utilizando o “mínimo”.

3. Crie uma identidade padrão
Os utilizadores sentem-se mais confiantes e são mais eficientes quando os elementos e os recursos têm um padrão em todo o sistema. Quando a identidade é bem construída, basta uma única interação do utilizador com o sistema para que se torne intuitivo e eficaz.

4. Não exija esforço do utilizador
O utilizador pretende encontrar o que procura com poucos cliques. Crie atalhos e estratégias para que este realize ações de forma simples e eficiente.

5. Organize a informação
Padrões de espaçamento e “grids” são elementos fundamentais para organizar a informação, fazendo com que a atenção seja focada em conteúdos específicos. Utilize fontes, tamanhos e cores diferentes nos textos, para melhorar a dinâmica de leitura e a legibilidade.

6. Use o contraste
Elementos que contrastam captam a atenção. O contrário, por sua vez, passa mais facilmente despercebido. Utilize o contraste para criar call-to-actions que chamem a atenção, fazendo com que o utilizador realize uma ação.

7. Utilize as cores estrategicamente
As cores chamam emocionalmente a atenção dos utilizadores, daí ser imprescindível conhecer o seu simbolismo, utilizando-as, assim, de forma estratégica.

8. Converse com o utilizador
O website deverá conversar com o utilizador, instruindo-o sempre que necessário, fornecendo feedbacks como sucesso, alertas e erros. No entanto, melhor que mensagens de erro, são as formas de prevenção.

Etiquetas: web design

Subscreva a
nossa Newsletter