Mobile Friendly – O novo algoritmo do Google

Autor
Belo Digital
Publicado a
Mobile Friendly – O novo algoritmo do Google
Mobile Friendly – O novo algoritmo do Google

O dia 21 de abril de 2015 é a data anunciada pela Google para começar a utilizar o telemóvel como chave para posicionar os websites. A Google defende que todos os websites deverão ter um design responsivo (isto é, a capacidade de se adaptar a todos os tamanhos de ecrã).

A partir desta data, há uma grande possibilidade de que os websites que não cumpram os requisitos mínimos do novo algoritmo, recebam menos visitas ou mesmo nenhuma visita de pesquisas através de dispositivos móveis (isto porque 42% das pesquisas são provenientes de dispositivos móveis).

Obter uma das primeiras posições nos resultados de pesquisa é fundamental para atrair visitas ao site, captar novos clientes e, consequentemente, aumentar as possibilidades de fechar negócio. Para alcançar este objetivo, é necessária uma boa estratégia de Otimização para Motores de Pesquisa (SEO). Ora o que a Google nos comunica é que essa estratégia exige um site Mobile Friendly (amigo do mobile).

Há, certamente, concorrentes que já possuem sites responsivos e, à medida que os restantes forem efetuando a sua transição, os sites não mobile estarão condenados a perder lugares no ranking de resultados das pesquisas (passar da 1ª para a 2ª página, por exemplo, o que representa um fortíssimo declínio no número de visitas).

Para evitar perder visibilidade online, poderá verificar se o seu website é Mobile Friendly, utilizando a ferramenta específica do Google para esse mesmo efeito – Mobile Friendly Test.

Caso o seu website não esteja preparado para o novo algoritmo Mobile Friendly e pretender fazer as alterações necessárias para cumprir os requisitos do novo algoritmo, contacte-nos e ajudá-lo-emos a criar um website responsivo, de forma a otimizar a sua estratégia digital.

Subscreva a
nossa Newsletter