Vantagens de um Vlog para as empresas

Autor
Belo Digital
Publicado a
Vantagens de um Vlog para as empresas
Vantagens de um Vlog para as empresas

O vídeo continua a ganhar um público cada vez mais fiel e interessado. Muitos são os que abandonaram um lugar no sofá em frente à televisão e passaram para os portáteis ou smartphones para assistirem a vídeos. Porque podem escolher o conteúdo do que querem ver, porque podem ver vários em menos tempo, porque podem variar de tema, porque são mais imediatos na transmissão da informação. É neste contexto que os vlogs começam a ter uma grande importância para as empresas, porque o público-alvo começa a estar no Youtube, no Vimeo, no Twitch ou em qualquer outra plataforma de vídeos.

O que é um vlog?

O vlog é um canal de vídeos em que os conteúdos podem ser variados ou sempre sobre o mesmo tema. Na prática, é a transposição de um blogue para imagem e som, com a adaptação natural da escrita em formato de texto para vídeo.

As empresas começam a ver neste formato uma oportunidade única, pois o vídeo é já o maior responsável pelo tráfego na internet, estando ainda no topo das preferências dos potenciais públicos-alvo.

Como utilizá-lo em ambiente empresarial

Para quem gosta de assistir vídeos na internet, o conceito vlog é mais que conhecido. Há sempre uma quantidade de vloggers conhecidos que são seguidos, em temas como alimentação, videojogos, tendências de moda, informática, entre outros. Mas, se esses são vlogs pessoais e com características muito personalizadas, o vlog de empresa é algo mais formal e produzido segundo padrões mais rígidos.

Tema: deve ser claro e conciso. Se num vlog pessoal se pode divagar sobre vários temas; o de uma empresa deve ser mais direcionado, de modo a não dispersar o público-alvo para vários assuntos. É preciso ter em conta que o conteúdo tem sempre o objetivo de conquistar clientes e aumentar as vendas.

Guião: improvisar não é solução. Aqui, deve existir um guião que diga o que se vai dizer e mostrar em todos os momentos do vídeo. Esse guião deve ser seguido e melhorado, se o resultado não for o pretendido. Tal como num texto escrito para um blogue, o vlog também pode ter várias edições até chegar ao resultado pretendido.

Localizações: é um vídeo que se pode fazer na empresa? É necessário escolher locais distintos? Estas decisões são fundamentais, pois vão determinar os meios e o investimento que poderão ser necessários.

Equipamento: se um vlog pessoal pode ser gravado com um smartphone, em ambiente empresarial, é necessário um equipamento mais profissional. Boas câmaras, controlo de luzes e som, microfone para um som limpo, um ambiente controlado em que o foco é sempre o conteúdo. Se a empresa não possuir o equipamento adequado, pode sempre contratar os serviços de outras empresas, que podem efetuar as gravações e até mesmo ajudar na redação do guião.

Que vantagens traz um vlog para as empresas?

É mais um canal de comunicação com clientes e potenciais clientes, num meio que é o mais procurado na internet, o vídeo. Permite comunicação através da caixa de comentários e ainda ajuda a melhorar no ranking de pesquisas da Google. Este privilegia cada vez mais os vídeos nas suas pesquisas, logo, mais um motivo para apostar num vlog.

É também um excelente meio para apresentar novidades, seja de produtos ou serviços. Mostrar as capacidades de um produto ou como um serviço é efetuado, é um passo à frente da concorrência que não faz este tipo de comunicação.

Manter um fluxo constante de vídeos vai contribuir para um aumento de notoriedade na internet, melhorar a credibilidade na área de negócio em que atua e, como consequência, a carteira de clientes vai aumentar, tal como as vendas. Não é um processo imediato, mas trabalhado ao longo do tempo, onde o sucesso está sempre no conteúdo relevante que é partilhado nos vídeos.

Um último benefício está na capacidade de influenciar determinado setor de atividade. A importância dos influencers é cada vez maior, e uma empresa também o pode ser. Se o conteúdo produzido for relevante, inovador, diferenciador, vai certamente tornar-se referência na área de negócio em que atua.

Se necessita de apoio para criar vídeos para o vlog da sua empresa ou na produção de guiões para vídeos mais profissionais, fale com a Belo Digital.

Contacte-nos.