Chatbots: o que são e como funcionam?

Autor
Belo Digital
Publicado a
Chatbots: o que são e como funcionam?
Chatbot

Nos últimos anos, observou-se um aumento significativo da utilização de assistentes virtuais, ou, como são mais conhecidos, de chatbots.

Um chatbot é um programa de computador, baseado em Inteligência Artificial, que tem a capacidade de desenvolver conversas com pessoas. Através de ferramentas como o Processamento de Linguagem Natural (PLN – tecnologia que permite que os computadores consigam interpretar frases ditas e escritas por humanos) ou o Machine Learning (algoritmos que permitem que os computadores consigam identificar padrões e fazer previsões), os chatbots conseguem interpretar uma conversa e responder a perguntas feitas por humanos.

Atualmente, existem dois tipos de chatbots: os baseados em Inteligência Artificial e os baseados em diretrizes/regras. Os primeiros são capazes de interpretar a linguagem, as expressões e as intenções do utilizador através do PLN e do Machine Learning; os segundos são mais limitados, uma vez que só conseguem responder a um número reduzido de perguntas e só entendem o vocabulário que foi definido aquando da sua criação.

Os chatbots foram criados para resolver alguns dos problemas com que as marcas se deparam no seu dia a dia, podendo ser úteis para empresas de diversas áreas, nomeadamente:

Atendimento ao cliente

Os clientes mostram-se cada vez mais receptivos a esta ferramenta por lhes fornecer respostas rápidas e eficazes, economizando assim o tempo dos consumidores.

Vendas

Os chatbots comunicam com os visitantes para prestar atendimento com a intenção de apresentar soluções para os seus problemas e vender os produtos de uma empresa. Durante esse processo, vão recolhendo dados sobre os utilizadores, o que permite às empresas melhorar as suas estratégias de marketing e de comunicação.

Pesquisas

Através dos chatbots, é possível automatizar pesquisas, de forma a melhorar o marketing de uma empresa.

A utilização desta ferramenta traz várias vantagens para as empresas, como a otimização de tempo, a geração de leads, atendimento 24h/dia, todos os dias da semana e, ainda, a capacidade de atender vários clientes ao mesmo tempo. No entanto, estes ainda fornecem respostas limitadas, visto que nem sempre conseguem responder às dúvidas dos visitantes. Além disso, algumas empresas necessitam de chatbots mais complexos, só disponíveis a preços mais elevados e que nem todas têm a capacidade de suportar.

 

Quer criar um chatbot personalizado para o seu negócio, mas não sabe como fazer? A Belo Digital possui uma equipa experiente para o ajudar. Contacte-nos.

Subscreva a
nossa Newsletter