Psicologia das cores, saiba como escolher a cor ideal para o seu negócio

Autor
Belo Digital
Publicado a
Psicologia das cores, saiba como escolher a cor ideal para o seu negócio
Psicologia das cores, saiba como escolher a cor ideal para o seu negócio

A psicologia das cores associa-se à persuasão, cujo principal objetivo assenta na transmissão de sensações através da aplicação de cores. A sua perceção individual altera mediante a idade, o género, a personalidade, as experiências, a educação, a cultura visual, entre outros fatores.

Em termos de Branding, o logótipo e a respetiva cor de uma marca/produto são o ponto de partida para a construção da sua notoriedade e reconhecimento. Conheça, de seguida, os diferentes significados das cores, de que forma impactam o nosso cérebro e qual a cor que deve aplicar ao seu negócio/produto.

azul

O azul simboliza a honestidade, a lealdade, a responsabilidade e a inteligência. Para além de estar associada ao aumento da criatividade e produtividade, esta sugere ainda uma sensação de tranquilidade, saúde, purificação, acolhimento e paciência. Em termos de Branding, esta cor aplica-se bastante a negócios corporativos, transmitindo segurança e confiança relativamente ao produto/marca.

vermelho

A cor vermelha simboliza ação e paixão, sendo muito utilizada em campanhas de marketing de ações promocionais, dada a sua capacidade de conquistar consumidores compulsivos. Esta representa o calor, a confiança, a força, a energia, a liderança, a intensidade e o perigo. Em termos de Branding, o vermelho só deve ser utilizado caso a empresa denote muita confiança no seu produto/serviço.

verde

O verde representa a natureza, a juventude, a esperança, o crescimento e a estabilidade. Por ser uma cor ligada a questões ambientais, transmite uma ideia de saúde, rejuvenescimento e equilíbrio emocional. Em termos de Branding, é frequentemente utilizado em negócios relacionados com a saúde, o ambiente, a assistência social e as instituições de solidariedade.

laranja

A cor laranja simboliza o otimismo, a mudança, a criatividade, o dinamismo, a energia e a alegria. Em termos de Branding, muitos empresários utilizam-na em alternativa ao vermelho, por ser mais suave e mais agradável. Esta é muito utilizada em negócios do ramo da restauração, comunicação e grupos comunitários.

Simbolizando o otimismo, a concentração, a disciplina, a alegria, a motivação e a comunicação, o amarelo sugere credibilidade, otimismo, esperança e transparência. Em termos de Branding, transmite a ideia de transparência e positivismo.

A cor roxa, para além de simbolizar a imaginação e a espiritualidade, estando, por isso, relacionada com o futuro e o fantástico, representa ainda o mistério, a riqueza, o luxo, a extravagância, a concentração, o sucesso e a sabedoria. Esta relaciona-se com a área do cérebro ligada ao planeamento de ações, resolução de problemas e pensamento abstrato. Em termos de Branding, a sua utilização surge associada a negócios/produtos de luxo.

O rosa simboliza o carinho, provocando um efeito calmante. Em termos de Branding, é bastante usada por empresas dos setores da moda, cosmética e beleza.

 

A cor castanha simboliza a seriedade, a natureza, a segurança e a sofisticação. É um tom “quente”, neutro e natural que transmite a ideia de estabilidade. Em termos de Branding, pode ser utilizado na venda de produtos orgânicos, uma vez que estimula o apetite refinado; ou em negócios relacionados com design de interiores, por elevar a elegância e a confiabilidade dos produtos/serviços.

O cinzento simboliza o conservadorismo e a neutralidade. Em termos de Branding, esta cor associa-se a empresas ligadas às áreas das tecnologias, ciências, direito e finanças, transmitindo as ideias de poder e controlo. O cinzento aplica-se para transmitir valores como o profissionalismo, a responsabilidade e o conhecimento. No mercado tecnológico, a cor caracteriza os produtos inovadores e científicos

 

A cor preta simboliza o poder, a sofisticação, a elegância, a modernidade, o mistério e a curiosidade. Em termos de Branding, a cor aplica-se a qualquer área de negócio, desde que se trate de uma marca/produto elegante e sofisticado.

De facto, saber escolher uma cor em detrimento de outra, tendo em consideração uma área de negócio/produto específico, é sempre um grande desafio, na medida em que implica, por um lado, captar a atenção de potenciais consumidores, influenciar o seu processo de compra, garantindo a sua fidelização; e por outro, aumentar a notoriedade e o próprio reconhecimento desse mesmo negócio/produto.

Em suma, convém nunca descurar a coerência que deve existir entre a sua área de negócio e as sensações que pretende transmitir ao público-alvo, de forma a potencializar resultados.

Se precisa de um (re)branding da sua marca, a Belo Digital é a parceira ideal.

 

Etiquetas: Design Gráfico

Subscreva a
nossa Newsletter