As principais redes sociais para PME´s

Autor
Belo Digital
Publicado a
As principais redes sociais para PME´s
As principais redes sociais para PME´s

A mudança dos comportamentos e hábitos dos consumidores permitiu uma enorme evolução dos mercados digitais. De facto, as redes sociais têm vindo a ganhar um grande peso na troca de informações sobre os produtos e no comportamento de compra. Para acompanhar esta tendência, as empresas começaram a utilizar estas plataformas, no intuito de marcar o seu posicionamento no mercado digital.

Atualmente, estas plataformas contêm milhares de seguidores que poderão transformar-se em potenciais clientes. Para as PME´s, estas poderão ser uma forma facilitadora e barata de aumentar a visibilidade da sua marca e, consequentemente, seu volume de negócio. O problema debate-se sobre a seleção das redes sociais a utilizar. Neste sentido, surgem as seguintes questões: Quem é o meu público-alvo? O que devo fazer para esta marcar presença? Mercado nacional ou internacional? Como fazê-lo? Entre muitas outras questões que vão surgindo com a evolução da estruturação da sua rede social.

Como devo selecionar a minha rede social?

A seleção da rede social adequada para cada negócio poderá ser influenciada por diversas condicionantes. Em termos de B2B (negócios de empresas para empresas), sugerimos o Linkedin e o Twitter, apesar do Linkedin garantir um melhor desempenho relativamente ao Twitter. Em termos de B2C (empresas que vendem para cliente final), o Facebook e o Instagram são excelentes ferramentas para alcançar os potenciais clientes.

O Youtube é certamente a ferramenta de eleição para abranger os dois modelos negócios, sendo também é utilizado, como primeira opção, para a procura de informação do público mais idoso. Tratando-se de um público-alvo mais jovem, sugere-se o Instagram e o Snapchat, uma vez que, estas redes sociais são muito utilizadas pelos mesmos.

Como aumentar os meus seguidores?

Há que apostar continuamente em publicações de conteúdos que considere pertinentes para o seu negócio. Imagens sobre as instalações, informações sobre os produtos e/ou serviços, a equipa, o processo produtivo são alguns exemplos de conteúdo. Em muitos dos casos contribuem para o aumento da interação e do número de seguidores.

Uma boa análise das plataformas da concorrência permite facilmente compreender o comportamento dos potenciais clientes e as formas mais vantajosas para comunicar a sua marca. As publicações com maior número de likes e comentários são indicadores importantíssimos que deverá ter em conta para o sucesso da sua rede social.

O preenchimento dos formulários de contactos e informações técnicas poderão trazer claramente novos leads e certamente novos seguidores.

Cuidados a ter nas redes sociais para PME´s?

As informações da Frontpage, do sobre, da atividade da página, do tempo de resposta e do engagement são os pontos chave para uma boa qualificação da sua página. O tempo de resposta e a forma de interagir com os seguidores são pontos essenciais para a satisfação dos clientes (fidelização).

Também a utilização de conteúdos próprios, constituem uma excelente forma de demonstrar de forma a mostrar a sua criatividade, evitando possíveis plágios. Criar conteúdos que gerem buzz irá aumentar a interação com o utilizador. Partilhe, por isso, conteúdo relevante na sua página, fornecendo informações relevantes para os seus seguidores. Publicar grandes quantidades de conteúdo, não garantirá bons resultados, pelo contrário, poderá ter um efeito contrário, diminuindo o interesse pela informação sobre empresa.

Em caso de dúvida, deixe aqui o seu comentário!