No marketing digital, aumentar os leads e multiplicar as vendas de uma marca passa pela criação de uma landing page eficiente. Mas, afinal, o que são landing pages e qual a sua importância na comunicação de uma empresa? Neste artigo, apresentamos-lhe tudo sobre esta poderosa ferramenta de marketing.
As landing pages, também conhecidas como “páginas de captura”, são desenvolvidas com o objetivo principal de converter visitantes em leads. Apesar de muitas vezes confundidas com websites, estas duas ferramentas são distintas, tanto no seu objetivo de criação, como na própria estrutura. Enquanto os websites são, na sua generalidade, mais abrangentes, as landing pages são objetivas e criadas estrategicamente para criar interesse e sentido de necessidade no público-alvo, levando este a realizar algum tipo de conversão, como pedir um orçamento, o acesso a materiais ou assinar uma newsletter.
Uma landing page representa uma estratégia eficaz no marketing digital uma vez que não proporciona alternativas ao utilizador. Nesta página, um visitante, ou entra em contacto com a empresa, em troca de soluções para a sua necessidade, ou fornece o seu contacto, para que a empresa estabeleça a ligação. Claro que o utilizador pode sempre abandonar a página. No entanto, se realizada de forma eficaz, a landing page é criada com o objetivo de o utilizador, caso abandone a mesma, saia com a perceção de que o seu problema é maior do que antes e que apenas aquela empresa oferece a solução para a sua necessidade, levando o mesmo a procurá-la quando tomar uma decisão face à sua necessidade.
Para desenvolver uma landing page que permita atingir o objetivo pretendido, é necessário ter em conta um conjunto de elementos essenciais e determinantes para o seu sucesso. Primeiramente, esta página não pode possuir nenhum link que retire o utilizador da página e que o separe do objetivo de marketing pelo qual a mesma foi criada. Na landing page, o utilizador só pode ter dois caminhos: ou realiza uma conversão, ou encerra a página. Se nesta existirem “pontos de fuga”, como os links mencionados, a conversão será muito mais baixa, representando um prejuízo para a empresa.
De seguida, é preciso ter em conta que a maioria das pessoas, quando acedem a uma página, não fornecem logo as suas informações pessoais. Para que tal aconteça, a landing page tem de gerar valor para quem a visita. Além disto, esta tem de ser clara e objetiva em relação ao que está a oferecer, para que o utilizador, em poucos segundos, compreenda o seu conteúdo e oferta. Se tal não se verificar, a tendência é que este abandone a página.
O elemento “obrigatório” numa landing page? O Call to Action (CTA). Se o objetivo de uma marca for, por exemplo, que o utilizador marque uma consulta, uma marca pode utilizar um botão com a frase imperativa “Agende já a sua consulta”. Deste modo, permite ao utilizador entender a ação a realizar e, simultaneamente, convida a realizá-la.
Com mais de 11 anos de experiência, a Belo Digital desenvolve as mais eficientes estratégias de comunicação, capazes de impulsionar qualquer negócio. Se deseja criar uma landing page estrategicamente orientada para fazer os visitantes da sua marca realizarem uma determinada ação, a nossa equipa pode ajudá-lo. Fale connosco.