Com o mundo em constante evolução, em que existe uma constante necessidade de reinventar, inovar e atualizar, as marcas investem no seu rebranding com o objetivo de acompanhar as contínuas mudanças. Não sabe do que estamos a falar? Neste artigo, explicamos-lhe tudo!
Rebranding significa, em português, reposicionamento de uma marca e consiste na renovação da forma como esta é vista pelo público e na realização de uma comunicação que acompanhe as formas de comunicar atuais. No entanto, tal não significa que todo o trabalho construído fique para trás, mas sim que esta acompanha as mudanças que ocorrem na mente do consumidor.
A necessidade de reposicionamento pode surgir devido a fatores, como a mensagem não estar mais adaptada às características do consumidor, ou esta querer mudar o seu público-alvo. Independentemente disto, o rebranding deve ser completo, incluindo tanto a linguagem de marketing utilizada, como os elementos visuais do seu logotipo.
Mas, afinal, quando é que uma marca deve investir no seu rebranding?
A escolha do momento para realizar o reposicionamento de uma marca é fundamental para que este seja eficaz e tenha sucesso. Seguem-se alguns dos sinais que indicam que o mesmo é necessário.
- Marca desatualizada
O logotipo, cores e identidade visual da sua marca, apesar de já terem sido atuais, podem agora estar desatualizados. Se assim for, este pode ser o momento de investir numa aparência mais moderna.
- Perspetiva de crescimento
Se a sua empresa vai contratar mais funcionários, receber mais e novos clientes ou ampliar a sua fatia no mercado, saiba que pode ser necessário investir em rebranding para definir, internamente, uma visão, missão e valores para o seu novo cenário de funcionamento.
- Evolução do mercado e da concorrência
Com as mudanças no mercado e da concorrência, a sua empresa pode parecer desatualizada e não corresponder às expectativas dos consumidores, tornando-se pouco competitiva. Se este é o caso da sua marca, deve investir no seu reposicionamento para recuperar a sua relevância e ir ao encontro das tendências atuais.
- Discrepância entre a maca e a imagem da empresa
O nome, logotipo e slogan de uma marca devem passar a mensagem correta acerca da sua organização e o que a mesma faz. Se tal não se verificar, esta pode tornar-se pouco atrativa para potencias clientes e diminuir os atuais. Para conquistar uma boa reputação e entendimento pelo público, o rebranding é uma estratégia a implementar.
Sabia que a Belo Digital conta com uma equipa especializada no desenvolvimento das mais eficazes estratégias de comunicação? Se quer reinventar a sua marca e a forma como esta comunica, somos a agência certa para o ajudar. Fale connosco.