6 dicas fundamentais para fidelizar clientes

Autor
Belo Digital
Publicado a
6 dicas fundamentais para fidelizar clientes
6 dicas fundamentais para fidelizar clientes

A fidelização de clientes constitui um dos principais objetivos de qualquer marca. Um cliente fiel verá sempre a sua empresa como referência e primeira opção no mercado, para além de realizar buzz orgânico e espontâneo, ao referenciá-la a outras pessoas. As empresas que pretendam clientes fiéis fortalecem a sua presença no mercado, isto porque estes são essenciais para a sobrevivência de um negócio. Conheça, de seguida, seis dicas fundamentais para fidelizar clientes.

1. Atraia potenciais clientes

A fidelização de um cliente tem início antes mesmo que este efetue uma compra. Porém, tal só é possível, através de um planeamento de marketing que identifique o público-alvo a ser conquistado, o que permite à marca conhecer melhor o seu target. Só assim conseguirá partilhar informações e criar ligações com um potencial cliente. O processo de fidelização pode passar, por exemplo, pela partilha de conteúdos num blog, manter um bom relacionamento entre marca e público.

2. Desenvolva um bom relacionamento com os clientes

A fidelização de um cliente só ficará concluída quando este sentir que a marca o trata com valor. Tal só é possível se esta investir em estratégias de relacionamento com o seu target, não devendo restringir-se unicamente ao contacto comercial de oferta de produtos. Daí ser fundamental que se estabeleça uma relação personalizada, de forma a que o cliente sinta que não é apenas “mais um” entre muitos. A estratégia de e-mail marketing é a ferramenta ideal, tanto para criar este tipo de relação como para aumentar a fidelização de clientes, seja, por exemplo, pelo envio de um e-mail aquando do seu aniversário ou de vales de desconto. Assim, pedir ao cliente um feedback sobre o produto/atendimento torna-se numa boa estratégia, pois demonstra que a empresa não pretende apenas vender, mas que também se preocupa com o seu nível de satisfação.

3. Aposte na experiência dos consumidores

Atualmente, os consumidores desejam um bom produto/serviço, aliado a boas experiências. Portanto, quando um potencial cliente se interessa por uma marca, este não deseja somente encontrar um produto específico, mas adquirir valor, que deve estar associado ao negócio em geral. Ao aliar os valores da sua empresa aos do seu target, irá, de certeza, proporcionar-lhe uma boa experiência ao realizar, por exemplo, um up-sell, ou seja, oferecendo-lhe um produto melhor a um preço mais acessível.

4. Tenha a base de dados atualizada

Conhecer bem os clientes é determinante para a fidelização dos mesmos. Desta forma, é importante manter a sua base de dados sempre atualizada e com o máximo de informação possível acerca do seu público. Assim, poderá utilizar tais informações para realizar diferentes ações de relacionamento, como apresentar produtos que possam ser do seu interesse, não se limitando aos e-mails de aniversários e datas comemorativas.

5. Aperfeiçoe a comunicação da sua empresa

Um bom relacionamento entre pessoas, bem como entre marca e cliente, exige uma boa comunicação. Logo, é essencial disponibilizar ao consumidor meios acessíveis, eficientes e rápidos de comunicação. Um pormenor importante prende-se com o facto de verificar, frequentemente, as redes sociais, o e-mail e outros meios de contacto que possam existir na sua empresa, para que aquele não fique sem resposta.

6. Diminua a burocracia

Processos de venda que envolvam muita burocracia podem levar o cliente a perder o interesse pela sua empresa. Assim sendo, é crucial simplificar a quantidade de informação, aquando de uma compra, tornando todo o processo mais célere, o que otimizará o tempo de transação, aumentará os lucros e culminará com a fidelização do cliente.

Por tudo isto, pode afirmar-se que o processo de fidelização de clientes é uma tarefa que exige muito tempo e investimento por parte de uma empresa. Porém, para que estes sejam, efetivamente, promotores da sua marca, através do buzz marketing, por exemplo, é necessário manter ativas as relações já estabelecidas. Mais clientes fidelizados significa mais divulgação da sua empresa.

 

Para mais esclarecimentos, não hesite contactar a Belo Digital.