Anterior

Responsabilidade Social nas Empresas

A Responsabilidade Social ocorre quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir tanto para uma sociedade mais justa como para um meio ambiente mais sustentável.

A Responsabilidade Social pode ser compreendida a dois níveis: interno e externo. Na sua dimensão interna, as práticas socialmente responsáveis relacionam-se com a gestão dos recursos humanos, a saúde e segurança no trabalho, a adaptação à mudança e a gestão do impacto ambiental e dos recursos naturais. Na sua dimensão externa, a responsabilidade social das empresas prende-se com a rede de relações com as comunidades locais, com os clientes e fornecedores, com os acionistas e investidores, na observância dos direitos humanos consagrados universalmente, bem como na gestão global do meio ambiente.

Promovida essencialmente por grandes empresas ou multinacionais, a Responsabilidade Social das Empresas (RSE) deverá ser uma estratégia, de qualquer setor de atividade, incluindo as pequenas e médias empresas.

O que se entende por RSE não se limita ao que é exigido por lei relativamente às condições de trabalho e proteção do Ambiente. Esta vai muito além disso, ao abranger, por exemplo, ações voluntárias que contribuam para o desenvolvimento da sociedade através da educação, cultura e melhoria das condições de vida.

Uma empresa socialmente responsável respeita os direitos dos seus trabalhadores:

– Não recorre à exploração de mão-de-obra infantil;

– Não exerce práticas discriminatórias;

– No caso de recorrer a mão-de-obra localizada noutros países, nomeadamente, de países em desenvolvimento, preocupa-se com as condições de vida desses mesmos trabalhadores.

O conceito Comércio Justo pretende precisamente proporcionar aos produtores de países em desenvolvimento um rendimento justo pelo seu trabalho e respetivas condições para o seu desenvolvimento.

Uma empresa socialmente responsável tem um papel importante no desenvolvimento das comunidades locais, podendo fazê-lo através de patrocínios, doações, mecenato e voluntariado em áreas como a educação, cultura e desporto, por exemplo. O número de atividades que se pode desenvolver é enorme e, a nível nacional, há casos de empresas que apoiam a construção de escolas e hospitais, o fornecimento de material para escolas, a conservação de monumentos e edifícios. Há inclusive empresas em que os empregados participam voluntariamente em ações de educação e apoio a pessoas idosas ou doentes, durante o horário normal de trabalho.

Recentemente, também a Belo Digital prestou os seus serviços a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), o Centro Social do Carriço. Os serviços prestados envolveram a elaboração de uma estratégia de marketing com vista à divulgação do referido Centro Social. Desta forma, criou-se uma nova identidade para a instituição conseguida através de uma elaborada estratégia de rebranding, que refletisse os seus valores. Criou-se ainda um website institucional com o intuito de se dar a conhecer todas as atividades e respostas sociais que o Centro Social dispõe.

centrosocialdocarrico-logo-ipss

O Centro Social do Carriço promove a qualidade de vida da população oferecendo à comunidade quatro respostas sociais: a Creche (0-3 anos), o Centro de Dia, o Serviço de apoio domiciliário e o Centro de convívio. Possui ainda uma piscina que, não sendo resposta social, tem como finalidade proporcionar e complementar o nível da saúde e bem – estar da população.

site

Identidade visual  e website desenvolvidos por Belo Digital

 

Fonte: Instituto Português de Corporate Governance: IPCG

Subscreva a
nossa Newsletter