6 dicas úteis que precisa mesmo de conhecer sobre o Google Maps

Autor
Belo Digital
Publicado a
6 dicas úteis que precisa mesmo de conhecer sobre o Google Maps
6 dicas úteis que precisa mesmo de conhecer sobre o Google Maps

O Google Maps é muito mais do que uma aplicação para criar rotas. É hoje um autêntico canivete-suíço para quem conduz diariamente, seja em viagens longas ou as quotidianas deslocações em trabalho. Algumas das funções passam pela criação de mapas personalizados, pela utilização offline, pela partilha de viagens ou mesmo por ganhar pontos com a criação de listas de locais.

Para criar um mapa personalizado é necessário ter uma conta Google ativa e aceder ao My Maps. De seguida, há que clicar em “Criar um novo mapa” e começar a introduzir pontos de interesse. Por exemplo, criar uma rota com os restaurantes preferidos, uma viagem com os locais de pernoita ou pontos turísticos que vão ser visitados. Os locais podem ser inseridos por pesquisa no mapa ou arrastar um marcador para o local desejado. No final, é possível dar um nome ao mapa e ficará guardado no Google Drive.

mapa-leiria

Outras das funcionalidades do Google My Maps é a criação de direções personalizadas. Para tal, basta clicar no ícone “Direções”, surgindo uma nova funcionalidade para inserir a origem e o destino pretendidos. É possível ainda escolher se o percurso vai ser efetuado de carro, a pé ou de bicicleta. O mapa pode ter uma ou várias direções, ou seja, criar um conjunto de rotas para explorar durante o período de férias, por exemplo.

direcoes-leiria

Como nem sempre é possível aceder à internet, o Google Maps tem uma funcionalidade para trabalhar offline, muito utilizada na aplicação para smartphones. Na prática, efetua-se o download de direções personalizadas ou mapas e a aplicação vai utilizar os dados que foram transferidos e funciona como se estivesse online.

Para adicionar uma rota, é preciso selecionar o destino pretendido, clicar no destino quando surgir na pesquisa e, de seguida, nos três pontos que surgem no canto superior direito. Por fim, basta selecionar “Transferir mapa offline”.

rotas-offline1  rotas-offline2

É também possível efetuar o download de um mapa. A opção está nas três barras, no canto superior esquerdo, “Mapas Offline”, escolher um mapa novo ou um que já esteja guardado, e selecionar a área que deve ficar disponível offline. Quanto maior for a área escolhida, maior será o ficheiro.

mapas-offline1 mapas-offline2

Outra funcionalidade interessante, principalmente quando viajam vários carros na mesma rota, é a partilha de direção com os contactos do Google. Quando se inicia uma rota, deve clicar na seta que se encontra no canto inferior direito, opção “Partilhar prog. da viagem”, que, depois de selecionada, apresenta os contactos que podem ser escolhidos para partilhar a viagem e a forma como pode ser efetuada a partilha (Mensagem, Messenger, Gmail, entre outros).

partilhar-viagem1 partilhar-viagem2

“Onde é que estacionei o carro?!” Esta é uma pergunta muitas vezes colocada pelos condutores. Para responder a esta questão, o Google Maps apresenta o “Guardar o local de estacionamento”. Para tal, basta clicar no ponto azul que apresenta a localização do carro, quando é estacionado, e escolher a opção referida. A partir desse momento, o Google Maps guarda a localização e o condutor pode deslocar-se à vontade, sem qualquer tipo de receio.

local-estacionamento1 local-estacionamento2

Associado ao Maps, a Google tem um programa, denominado de Local Guides, que permite aos utilizadores ganharem pontos, que dão acesso a vantagens, como aceder antecipadamente a novas funcionalidades lançadas pela empresa. Para criar uma Lista nova, é necessário aceder ao Maps, “Os meus locais”, “Guardados”. Clicar no “+” para criar uma lista nova, inserir o “Título” e a “Descrição” e clicar em “Guardar”. De seguida, abrir a lista e adicionar, no mínimo, 4 locais e tornar a lista pública. Nesse momento, o utilizador ganhará 10 pontos. Se quiser ganhar mais, pode adicionar notas sobre os locais, ganhando 5 pontos bónus por cada nota.

local-guides1 local-guides2 local-guides3

Subscreva a
nossa Newsletter