Existem vários modelos de páginas web, o que pode gerar algumas dúvidas quanto à sua distinção, que características específicas possuem e respetivas vantagens de cada um.
Para destacar a sua empresa no mundo online, pode optar por um website, uma one page ou uma landing page. Compreender o que os distingue permite planear eficazmente estratégias de marketing e alcançar os objetivos e resultados pretendidos.
Apresentamos-lhe, de seguida, as principais diferenças entre eles.
Website
Este consiste na representação da presença online de uma empresa. É o conjunto de páginas que armazenam informações e conteúdos sobre um negócio. Pode ser configurado de várias maneiras, pois as páginas são versáteis e adaptáveis ao objetivo de cada empresa.
A nível de conteúdos, o website pode apresentar informação institucional sobre a empresa, divulgar os seus produtos/serviços, contactos, comentários dos clientes, possuir um blogue, acessos pessoais para clientes, loja online, entre outros.
Todas as informações devem estar organizadas, de modo a proporcionar uma boa experiência ao utilizador, permitindo-lhe facilmente encontrar o que deseja, para que este fique com uma boa impressão da empresa.
Apesar da semelhança com o e-commerce (loja online para aquisição e compra de produtos), o website não tem o propósito de vender produtos diretamente, apenas destacar a marca no mundo digital.
One Page
Esta contém conteúdo, tal como num website, mas de forma resumida, em apenas uma página. O design é determinante para a compreensão da informação disponibilizada, pelo que deve estar disposta de forma lógica, como que contando uma história, por exemplo.
Neste modelo, pode haver um menu para facilitar a navegação na página, mas ao clicar numa determinada secção, o utilizador será direcionado para a área específica que deseja, dentro daquela única página.
Landing Page
Esta tem como objetivo levar o utilizador a realizar uma determinada ação, sem nenhuma distração. Diferencia-se pela captação e conversão de leads, sendo o conteúdo apresentado objetivamente, utilizando call to action (“Faça download”; “Aceda às nossas redes sociais” ou “Compre já”) e um discurso impactante e persuasivo.
Este modelo disponibiliza formas de o utilizador fornecer os seus dados, através do preenchimento de formulários, que depois a empresa utiliza para perceber quais os seus potenciais clientes.
Saber distinguir cada tipo de página web ajuda a criar estratégias mais apelativas para o seu público-alvo. Contudo, não basta criar o modelo certo, é necessário desenvolver boas estratégias de marketing de conteúdo, bem como marcar presença nas redes sociais e SEO.
Há mais de 10 anos no mercado, a Belo Digital tem-se distinguido pela sua experiência, graças à sua equipa altamente especializada, tanto na criação de soluções web, como na gestão de redes sociais e criação de branding. Se precisa de ajuda na criação de uma página web moderna, personalizada e adequada ao seu negócio, nós podemos ajudar. Contacte-nos.