5 erros comuns de design na criação de websites

Autor
Belo Digital
Publicado a
5 erros comuns de design na criação de websites
5 erros comuns de design na criação de websites

A principal prioridade aquando a criação de um website é USABILIDADE. É necessário que o utilizador encontre o que procura de forma clara e rápida.
Assim, pode-se afirmar que o Web Design tem um papel fundamental na criação de um website de sucesso. No entanto, existem alguns erros comuns que deverá evitar.

1. Não adotar um design responsivo

Cada vez mais, as visitas a websites são efetuadas através de dispositivos móveis, pelo que, ter um website que se adapte, não só a computador, mas também a smartphone e tablet, é crucial para o sucesso do mesmo.

2. Mau uso de cores

As cores despertam sensações e, por isso, têm significados diferentes. É importante analisar a psicologia das cores e perceber quais as que se identificam com a identidade da marca.
Por exemplo, num website para crianças, não faz sentido utilizar cores sóbrias e frias, como o azul escuro, o cinza ou preto.
É fundamental evitar a conjugação de cores com baixo contraste, como o amarelo com o branco, ou o azul escuro com o preto, na medida em que prejudica a leitura e o entendimento.

3. Utilização de muitas fontes diferentes

Quando se pensa na tipografia do website, é bom lembrar que “menos é mais”. Para manter a coerência é importante utilizar as mesmas fontes presentes no logótipo. Uma ou duas fontes basta. Se pretender destacar algo, brinque com estilos e pesos das mesmas.

4. Não utilizar o atributo “alt” nas imagens

“Alt” é um atributo usado nas imagens para apresentar um conteúdo alternativo textual, quando a imagem, por algum motivo, não é carregada. Este atributo contribui ainda para que os leitores de ecrã descrevam a imagem a deficientes visuais.

5. Layout confuso

É necessário conseguir uma harmonia entre estética e funcionalidade. Para tal, há que ter em atenção desalinhamentos, o exagero no uso das cores e fontes e a utilização de imagens de boa qualidade, equilibrando o seu tamanho com a qualidade visual.
Se não sabe por onde começar, contacte-nos! Temos a solução ideal para si.

Subscreva a
nossa Newsletter