Quanto devem as empresas investir em Marketing?

Autor
Belo Digital
Publicado a
Quanto devem as empresas investir em Marketing?
marketing

Atualmente, o investimento em marketing é essencial para que uma empresa possa atrair novos clientes, fazendo crescer o seu volume de negócios, ampliando, desta forma, a visibilidade da sua marca.

No entanto, há uma dúvida comum: como e quanto se deve investir em marketing?

Assim, antes de investir é necessário fazer um cálculo básico, tendo em consideração a receita que se pretende gerar no ano seguinte; quanto um bom cliente gasta, em média, na sua empresa por ano; e qual a percentagem de vendas fechadas.

Estes são, sem dúvida, os pontos a ter em consideração antes de qualquer investimento mensal em marketing.

Não existe uma regra relativamente ao valor a investir. No entanto, quanto maior for este mesmo investimento, mais rapidamente a empresa poderá atingir as metas estipuladas.

Pode aplicar a regra dos 4%, ou seja, há que separar 4% da sua previsão de faturação (bruta) para os próximos 12 meses. Coloque desde já este valor nas despesas.

E por quê 4%? Esta é uma cifra arbitrária que reflete uma quantia mais que suficiente para realizar uma ou duas grandes ações sem deixar de realizar pequenas ações ao longo de todo o ano, e pequena o suficiente para não afetar as contas da empresa.

O marketing traz, sem dúvida, retorno às empresas porque está diretamente relacionado com os clientes. E os clientes são a única coisa que faz entrar dinheiro no negócio. É função do departamento de marketing estudar os clientes e saber como melhorar a relação com eles ou como conseguir mais clientes.

Em suma, é recomendável que qualquer empresa crie um orçamento de marketing, que se alinhe perfeitamente com as suas metas de negócio e aos números reais que pretende alcançar.

Subscreva a
nossa Newsletter