Previsões de tendências de web design para 2017

Autor
Belo Digital
Publicado a
Previsões de tendências de web design para 2017
previsoes 2017

Inúmeros são os rumores sobre as últimas tendências de web design para 2017. Quais as tendências a seguir? O que está desatualizado? O que virá para ficar? E assim por diante. Seguem algumas das previsões sobre o que realmente importa e o que permanecerá em 2017. A maioria das tendências lançadas em 2015 e 2016 vieram para ficar, ou seja, design plano e efeitos de paralaxe.

 

BeloDigital experiencia UXExperiência de utilizador – UX

Hoje em dia, tudo se centra sobre o único e poderoso UTILIZADOR. O seu site deve ser fácil e útil. Pensar no seu potencial de UTILIZADOR – Experiência de utilizador -UX – é a principal tendência.

Não é novidade que a parcela de tráfego móvel continua em crescimento e que, hoje, os web developers têm em conta a adaptabilidade de um site. No entanto, tal não é suficiente. Um site tem de ser rápido, inteligente e atrair novos visitantes. Os sites pesados e cheios de conteúdo, com constantes pré-carregamentos e elementos Java dão lugar a sites mais simples e rápidos.

Lembre-se, que o utilizador chegou ao seu site com algum objetivo, não desejando, portanto, perder tempo.

 

BeloDigital navegacao inteligenteNavegação inteligente

Muitos de nós têm vindo a odiar o chamado menu “hambúrguer“. Contudo, este foi apenas um passo estranho para fazer uma navegação melhor. Agora é hora da navegação inteligente, isto é, um determinado comportamento do utilizador é estudado e antecipado. Em suma, a navegação inteligente mostrará exatamente aquilo que o utilizador precisa, sem distraí-lo do conteúdo.

 

BeloDigital modularidadeModularidade

Ninguém gosta de ler blocos de texto longos. O primeiro truque seria separar todo o texto em parágrafos menores. Este problema é facilmente resolvido com a ajuda de web design e layouts de módulos, que transformam uma página da web numa estrutura de bloco.

 

BeloDigital material designMaterial

O Material Design, também conhecido como design realista, apareceu no início de 2013. No entanto, a sua implementação tornou-se possível apenas após a expansão de ecrãs de alta resolução, mesmo em dispositivos móveis.

O uso do Material Design tornou-se uma tendência em sites e aplicações em 2016, ano dominante pelas imagens realistas. O Material Design significa um uso mais liberal de layouts baseados em grelha, animação responsiva e transição, sem excluir efeitos de profundidade, tais como relâmpagos e sombras.

 

BeloDigital flat designFlat

Mesmo que o Material Design tenha corrigido alguns problemas de usabilidade do design Flat (plano), não lhe dizemos ainda adeus. Juntamente com marcas mundialmente conhecidas, vemos o Flat tornar-se uma tendência de web design líder, fazendo com que as pessoas abracem “menos por mais”. Além disso, o Flat é menos pesado, logo as páginas carregam mais rapidamente.

 

BeloDigital historia visual História visual

Provavelmente já ouviram falar sobre histórias na construção do mapa de conteúdo do futuro website. O próximo grande passo é a narração VISUAL. Conteúdo visual funciona sempre melhor do que um simples pedaço de texto, tornando a sua história mais atraente e viva.

Aqui estão alguns factos:

– mais de 45% dos utilizadores da Internet veem pelo menos um vídeo por mês;

– todos os dias cerca de 100 milhões de pessoas veem um vídeo ou mais;

– 64% das pessoas são mais propensas a fazer uma compra depois de assistir a um vídeo;

– 80% dos espectadores lembram-se de um anúncio até 30 dias depois de o ver;

– 92% dos utilizadores móveis partilham vídeos que viram on-line com outros;

– os seres humanos percebem e processam elementos visuais 60 mil vezes mais rápido do que a ler textos.

 

Resumindo:

Inovações em web design continuarão a centrar-se em tornar a vida de um utilizador mais fácil. Não haverá nenhuma navegação complicada, nenhuma imagem mais antiga mantida em stock e páginas pesadas. Flat e Material Design devem unir-se a fim de maximizar o desempenho de um site e a sua aparência em geral.

Não fique parado no tempo. Contacte-nos e atualize já o seu website!

Subscreva a
nossa Newsletter