Saiba como alcançar novos clientes através do Inbound Marketing

Autor
Belo Digital
Publicado a
Saiba como alcançar novos clientes através do Inbound Marketing
inbound-marketing

O Inbound Marketing pode ser definido como marketing de conteúdo. Este é constituído por algumas estratégias, no intuito de atrair potenciais clientes, de forma orgânica, através da criação de conteúdos relevantes e de qualidade.

O Inbound Marketing difere do marketing tradicional, na medida em que uma empresa não procura diretamente o cliente, mas utiliza ferramentas como blogs e redes sociais para ser encontrada. Desta forma, o relacionamento com o potencial consumidor é feito através de conteúdos personalizados, tendo como objetivo final, a fidelização de clientes.

O Inbound Marketing abrange 5 grandes etapas. Conheça-as.

1. Atrair potenciais clientes e gerar tráfego

A primeira etapa consiste em atrair potenciais clientes e, consequentemente, gerar tráfego para o site. Para tal, é crucial a criação de conteúdos pertinentes e que suscitem interesse. Só assim se conseguirá atrair um público realmente interessado em consumir o que é partilhado, gerando um maior engagement.

2. Converter o tráfego em leads

Esta etapa complementa a anterior, na medida em que converte muitas das pessoas atraídas em leads, ou seja, potenciais consumidores que demostraram interesse em consumir algum produto/serviço. Dá-se a conversão do lead quando este preenche campos de formulário, fornecendo os seus dados pessoais, tais como o seu nome, e-mail, número de contacto, profissão, entre outros. A conversão pode ser realizada através de estratégias como e-mail marketing, calls to action e landing pages, por exemplo.

3. Relacionar-se e nutrir os leads

Após a conversão dos leads, há que acompanhar e nutrir cada um individualmente. É neste contexto que a etapa de relacionamento surge. Ao utilizar algumas estratégias, como o e-mail marketing, é possível verificar em que fase se encontra cada lead, e fazê-lo chegar à decisão de compra.

De referir que a jornada do consumidor possui quatro fases: a aquisição de conhecimento pelo lead; a consideração sobre o conteúdo e a empresa; a avaliação do conteúdo; e por fim, a decisão de compra. Assim, é importante entender que cada lead está numa fase diferente da jornada do consumidor.

4. Gerar vendas

Após nutrir os leads é necessário convertê-los em vendas. Tal torna-se mais difícil quanto mais complexo for o produto/serviço a vender. Nesta fase, o potencial consumidor já conhece as soluções da empresa, estando perante uma oportunidade de negócio.

Convém, portanto, salientar aquilo que difere o seu produto/serviço da concorrência, referindo os benefícios que o cliente irá obter se optar pela sua solução.

5. Analisar os resultados

A grande vantagem do Inbound Marketing é o facto de que todas as ações podem ser mensuradas, o que não acontece no marketing tradicional. Assim, é possível saber o número de pessoas que visualizaram (leads), as que foram convertidas (conversões), ou as que compraram em cada campanha, através de ferramentas como o Google Analytics. Desta forma, é essencial otimizar as campanhas, para se obter um melhor ROI (retorno de investimento). Caso os valores não correspondam ao esperado, facilmente se identifica o problema e volta-se a redefinir a estratégia a implementar.

Apesar da evolução constante da tecnologia, a estratégia de Inbound Marketing continua a ser uma excelente ferramenta para gerar tráfego, leads e vendas para as empresas. Esta representa um fator diferenciador para todos os negócios que a utilizem.

Em caso de dúvida sobre como aplicar o Inbound Marketing ao seu negócio, não hesite em contactar a Belo Digital.

Subscreva a
nossa Newsletter