Webwriting: uma técnica a dominar na escrita para ambientes digitais

Autor
Belo Digital
Publicado a
Webwriting: uma técnica a dominar na escrita para ambientes digitais
Webwriting: uma técnica a dominar na escrita para ambientes digitais

Atualmente, é preponderante as marcas terem uma forte presença no digital e boas estratégias de marketing para conseguirem destacar-se da concorrência. Para tal, a aposta na escrita para a internet tornou-se fundamental. Diariamente, ao navegar na internet, deparamo-nos com diversos tipos de texto, seja nas redes sociais, websites, blogues e até mesmo em portais de informação. Esse tipo de escrita é também designado por webwriting.

O conceito de webwriting tem vindo a ganhar força graças à presença da internet no quotidiano das pessoas. Este não é nada mais do que um conjunto de técnicas que permitem criar conteúdo textual interessante e útil para ambientes digitais, tendo-se tornado crucial para as estratégias de marketing das marcas, no que respeita à divulgação dos seus produtos/serviços.

Esta técnica contribui para o reconhecimento de uma marca, aumentando a taxa de conversão de leads e, consequentemente, o número de vendas. Além disso, permite ainda que uma marca alcance um maior número de pessoas, tornando-se numa referência no mercado onde atua.

Escrever para a web pode ser desafiante até mesmo para os especialistas na área, que se deparam, por vezes, com algumas dificuldades. No entanto, existem certas práticas que contribuem para a construção de um bom texto. Sabe quais são?

Títulos otimizados e apelativos

O título é o primeiro elemento do texto com o qual o leitor tem contacto. Por isso, é importante que este capte logo a atenção, sendo, ao mesmo tempo, objetivo e direto. Este é ainda um fator importante para o posicionamento nos motores de pesquisa do Google. Assim, quanto mais pensado for, maior é a probabilidade de aparecer nos primeiros lugares de pesquisa.

Objetividade

No mundo digital, as pessoas são expostas a uma grande quantidade de informação, por isso, convém não divagar no que se quer transmitir, expondo apenas o mais relevante. Quando um utilizador entra num site, ele está à procura de informações específicas, logo, é essencial apresentar o conteúdo de forma objetiva, indo ao encontro das suas necessidades, para não perder engajamento.

Parágrafos curtos

Este pormenor favorece a dinâmica da leitura, cativando mais facilmente o leitor, mantendo o seu interesse até ao fim, fazendo com que este entenda mais rapidamente o conteúdo do texto, uma vez que a informação é transmitida de forma mais direta.

Utilização de tópicos

Escrever para ambientes digitais é diferente de escrever um trabalho académico ou literário. Desta forma, os webwriters têm mais liberdade na estrutura do texto, podendo fazê-lo, por exemplo, por tópicos. Expor a informação desta maneira ajuda na compreensão do conteúdo, porque quebra a leitura, tornando-a menos cansativa.

Search Engine Optimization (SEO)

O SEO consiste num conjunto de técnicas cujo objetivo é o de melhorar o posicionamento de uma página nos motores de pesquisa do Google. Estas técnicas vão desde palavras-chave, meta tags, hierarquização de títulos, entre outras. E é aqui onde entra o trabalho de um webwriter, que se torna responsável por desenvolver essas técnicas.

De facto, o webwriting é utilizado em várias estratégias de marketing, como no e-mail marketing, anúncios, websites, redes sociais ou até no desenvolvimento de guiões de vídeos. Cada vez mais, as marcas apostam neste tipo de escrita por ser uma técnica de sucesso na criação de conteúdo de qualidade, que permite alcançar o público-alvo desejado e, consequentemente, atingir melhores resultados.

Precisa de ajuda nesta área? Na Belo Digital, encontra uma equipa especializada e sempre pronta a ajudá-lo a elaborar conteúdos escritos relevantes para ambientes digitais.

Contacte-nos.

Etiquetas: Webwriting

Subscreva a
nossa Newsletter