Dado o panorama digital da sociedade atual, perceber como deve ser a experiência do utilizador em sistemas online é determinante para o sucesso dos produtos. Assim, os UX e UI Design são empregues no desenvolvimento de interfaces digitais que se adaptam às necessidades dos utilizadores, mas cada um com a sua função e algumas diferenças.
O UX Design (User Experience Design), também conhecido por design da experiência do utilizador, otimiza formas de como o utilizador interage com os produtos/serviços, além dos canais ao longo da jornada do consumidor. Esta experiência tanto pode ser negativa como positiva, pois, quando um website é lento e o atendimento ao cliente é fraco, tal demonstra negligência pelo utilizador e potencial cliente. Já se o website for rápido e personalizado, com um bom atendimento, o utilizador irá sentir que foi projetado para responder às suas necessidades.
Em relação ao UI Design (User Interface Design), também conhecido por design da interface do utilizador, este otimiza as interações entre utilizadores e softwares/aplicações, no intuito de facilitar a navegação nas plataformas, recorrendo a recursos visuais, de modo a proporcionar uma experiência agradável. Por exemplo, ao incorporar esta ferramenta, o design dos websites torna-se mais intuitivo, fácil e rápido, simplificando todo o processo de navegação, o que atrai potenciais clientes.
Algo a ter em conta neste tipo de design são as interfaces responsivas. Quando os websites e aplicações estão adaptados a dispositivos móveis, aumentam o tráfego. Por isso, é importante otimizar imagens, fontes e elementos, conforme as proporções dos diferentes dispositivos.
São 3 as principais diferenças entre UX Design e UI Design. Conhecê-las pode ajudar a compreender melhor qual o papel de cada um e como devem ser aplicados.
- O UX está presente online e offline, enquanto o UI só é utilizado online, ou seja, o UX Design dedica-se à experiência online, mas também à experiência com produtos/serviços físicos e de pós-compra; já o UI Design preocupa-se apenas com o funcionamento de interfaces online.
- O UX relaciona-se com o emocional e o UI com o racional: ao contrário do empenho do UI Design em auxiliar a jornada do utilizador em websites/aplicações, o UX Design preocupa-se em estimular emoções positivas no utilizador, através de um planeamento estratégico do design, o que resulta num cliente satisfeito e numa boa impressão da marca.
- O UX resolve problemas e o UI dedica-se a tornar mais intuitivo: se o UX Design identifica e resolve eventuais problemas que o utilizador venha a ter durante o processo; o UI Design tem a missão de proporcionar interfaces interativas, intuitivas e agradáveis visualmente.
Investir no UX e UI Design é uma meta que muitas empresas se têm esforçado para alcançar e que já veem resultados. Por conciliarem estas duas ferramentas geram valor para o seu público, fidelizando clientes que, por sua vez, partilham a sua experiência com outros, o que converte mais pessoas à marca.