Público-alvo vs persona: sabe o que são?

Autor
Belo Digital
Publicado a
Público-alvo vs persona: sabe o que são?
artigo_persona_vs_publico_alvo

O que é o público-alvo?

Este é um conceito bastante conhecido no mundo empresarial, principalmente na área do marketing, consistindo num grupo de consumidores que possuem características comuns e que são identificados como potenciais clientes.

Ao criar uma campanha de marketing, é essencial definir o público-alvo que se pretende alcançar. Este permite-nos segmentar a campanha, de forma a atingir as pessoas que realmente estão ou podem estar interessadas em comprar um produto/serviço.

A idade, o género, a profissão, a área de residência e os hábitos de consumo são algumas das informações a ter em conta na definição do público-alvo.

Exemplo prático da definição de um público-alvo: “Homens, entre os 25 e os 40 anos, residentes na área de Lisboa, trabalhadores na área de informática e com gosto por tecnologias.”

 

O que são personas?

Estas são representações fictícias dos clientes ideais de uma empresa, escolhidos com base em pesquisas de mercado e dados comportamentais ou características de clientes habituais.

A criação de personas é fundamental para que uma estratégia de marketing seja bem-sucedida. É através da sua criação que se consegue interagir com as pessoas certas, comunicando apenas para aquelas que precisam de uma resposta a uma necessidade específica, ou estão interessadas num certo assunto/produto/serviço.

O nome fictício, a idade, o género, o local de residência, a profissão, os interesses e objetivos, o rendimento mensal, os hobbies, os desafios, as dificuldades, os sonhos e desejos são algumas das características abrangidas na definição de uma persona.

Exemplo prático de definição de uma persona: “Inês tem 29 anos e reside em Leiria. Advogada de profissão e bem-sucedida no seu trabalho, com um rendimento entre 2000€ e 3000€. Solteira e todos os fins de semana faz planos com os seus amigos.

Gosta de cuidar da sua aparência, adora moda e tem muitos cuidados com o seu cabelo. Sonha em criar a sua família e ter uma bela vivenda com piscina.”

 

Vantagens de criar uma persona para atingir o público certo:

  • Ajuda a identificar quem é realmente o público que está interessado em comprar o produto/serviço;
  • Redução das rejeições de compra:
  • Melhora a comunicação de uma empresa;
  • Aumenta os lucros.

 

Pode utilizar-se público-alvo e persona em conjunto?

Estes conceitos podem parecer idênticos, mas, na verdade, são distintos, sendo utilizados em diferentes fases da elaboração de uma estratégia de marketing.

Primeiramente, deve começar-se por definir o público-alvo (informação mais generalizada) como estratégia e depois a(s) persona(s). Assim, o público-alvo poderá ser segmentado, de forma individualizada, para definir uma estratégia mais eficaz.

Ao nível da comunicação, se uma empresa tiver apenas o público-alvo definido, esta será mais superficial e generalizada. Por outro lado, definir uma persona, permite às empresas criarem um melhor e mais íntimo relacionamento com os seus consumidores e potenciais clientes, aumentando a confiança na compra dos respetivos produtos/serviços.

Agora que já conhece a diferença entre os dois conceitos, já sabe como conquistar o seu público através do digital.

Rua Anzebino da Cruz Saraiva,
nº 342, Piso 1, Esc. 9 e 10
2415-371 Leiria

Vamos trabalhar juntos?
+351 912 018 253*
*Chamada para a rede móvel nacional

Segunda a sexta

9h – 13h
14h – 18h

© 2024 Belo Digital – Todos os direitos reservados.

Rua Anzebino da Cruz Saraiva,
nº 342, Piso 1, Esc. 9 e 10
2415-371 Leiria

Vamos trabalhar juntos?
+351 912 018 253 *
*Chamada para a rede móvel nacional

Vamos trabalhar juntos?
+351 912 018 253*
*Chamada para a rede móvel nacional

Segunda a sexta
9h – 13h
14h – 18h

© 2024 Belo Digital – Todos os direitos reservados.