No design de logótipos, o espaço negativo pode ser definido como o espaço vazio ou em branco em torno de um objeto ou de uma imagem. Aproveitá-lo para criar um conceito é uma estratégia de design muito utilizada.
Como usar o espaço negativo na criação de logótipos? Eis alguns bons exemplos:
1. Dar significado ao logótipo
Dar um segundo significado ao logótipo é uma ótima forma de aproveitar o espaço negativo.
É o caso do logótipo da VINOPIANO, cujo símbolo é um conjunto de três copos em que o espaço branco entre eles cria um piano.
2. Completar a imagem
Poderá utilizar o espaço negativo para completar o desenho do símbolo.
O icónico logótipo da NBC, de 1986, mostrava as penas de um pavão em várias cores, no entanto, usava o espaço negativo para delinear a silhueta da ave.
3. Criar um símbolo ao combinar letras
Junte as letras da sua marca e analise se existe algo que possa ser parte integrante do logótipo. Pelo contrário, se existe um símbolo que pretende associar à marca, desenhe-o e construa o lettering em torno do mesmo.
O logótipo da FedEx parece muito simples à primeira vista, no entanto, quando observado com atenção, descobrimos uma seta branca entre o “E” e o “x”, que representa “o movimento para a frente” da empresa. O facto de conjugar perfeitamente as cores e o espaço negativo no logótipo valeu à FedEx vários prémios de Design.
4. Utilizar o seu produto no logótipo
Se o seu negócio se centrar num produto específico, encontrar uma forma subtil de inserir o produto no espaço negativo é uma boa estratégia.
A empresa de eletricidade ED’s ELETRIC utiliza uma ficha elétrica para construir o símbolo do seu logótipo, desenhando a letra “E”.